Páginas

Asteroide 2005 YU55, estará perto da terra o 8 de Novembro de 2011

 Clique na figura
A data será 8 de novembro, o asteroide 2005 YU55 fará sua maior aproximação à terra, isto pelos cálculos da Nasa (agência espacial americana).

A agência espacial norte-americana (Nasa) divulgou que um asteróide de 400 metros de diâmetro irá passar perto da Terra, a uma distância de 85% da distância média Terra-Lua.  O asteróide é chamado 2005YU55 e deve se aproximar em 8 de novembro de 2011.

Para os astrônomos especialistas, é comum a cada 25 anos a chegada de um objeto do tamanho de YU55 passando à mesma distância.  O projeto NEO - Near Earth Objects, tem por objetivo a observação contínua do céu  e mantém uma equipe de astrônomos que varre o céu em busca de objetos que estão próximos da Terra o suficiente para apresentarem algum risco, segundo eles o YU55 NÃO apresenta risco de colisão com a Terra. 

Os astrônomos podem ter agora a oportunidade de estudar com detalhes da composição mineral e o formato do asteróide. "Os cientistas da NASA vai monitorar asteróides 2005 YU55 com antenas de rede da agência Deep Space em Goldstone, Califórnia, como a rocha espacial de forma segura moscas Terra passado um pouco mais perto do que a órbita da lua em 08 de novembro.

 Os cientistas estão tratando o sobrevôo dos 1.300 metros de largura asteróide (400 metros) como um alvo de oportunidade ciência - permitindo que os instrumentos em "Terra espaçonave" para digitalizá-lo durante a passagem de perto. Rastreamento da aeronave transportadora asteróide de tamanho começarão às 9h30 hora local (PDT) em 04 de novembro, usando a maciça 70 metros (230 pés) antena de rede Deep Space, e duram cerca de duas horas.

O asteróide vai continuar a ser rastreado por Goldstone por pelo menos quatro horas por dia a partir de 06 de novembro através de 10 de novembro.Observações de radar do Mecanismo de Arecibo Radar Planetário em Porto Rico terá início em 08 de novembro, no mesmo dia o asteróide fará sua maior aproximação à Terra às 3:28 pm PST.

A trajetória do asteróide 2005 YU55 é bem compreendida. No ponto de maior aproximação, que não será mais perto do que 201.700 milhas (324.600 km) ou 0,85 da distância da Lua à Terra. A influência gravitacional do asteróide não terá nenhum efeito detectável em qualquer coisa aqui na Terra, incluindo as marés do nosso planeta ou placas tectônicas. Embora 2005 YU55 está em uma órbita que regularmente traz para a vizinhança da Terra (e Vênus e Marte), o encontro de 2011, com a Terra é o mais próximo que esta rocha espacial tem vindo, pelo menos nos últimos 200 anos.

Durante rastreamento, os cientistas vão usar o Goldstone e antenas Arecibo para saltar ondas de rádio de rock fora do espaço. Ecos de radar voltou a partir de 2005 YU55 serão coletados e analisados. Os cientistas da NASA esperam obter imagens do asteróide de Goldstone tão fino como cerca de 7 pés (2 metros) por pixel. Isso deve revelar uma riqueza de detalhes sobre as características de superfície do asteróide, forma, dimensões e outras propriedades físicas (ver "Radar Love" -http://www.jpl.nasa.gov/news/news.cfm?release=2006-00a ).

Observações de radar do asteróide 2005 Arecibo YU55 feitas em 2010 mostram que em aproximadamente esférica. É lentamente girando, com um período de rotação de cerca de 18 horas. Superfície do asteróide é mais escura que carvão em comprimentos de onda ópticos. Astrônomos amadores que querem começar um vislumbre de YU55 vai precisar de um telescópio com uma abertura de 6 polegadas (15 centímetros) ou maior.

A última vez que uma rocha espacial tão grande chegou tão perto da Terra foi em 1976, embora os astrônomos não sabiam sobre o sobrevôo no momento. A próxima abordagem conhecida de um asteróide desse tamanho será em 2028. NASA detecta, faixas e caracteriza asteróides e cometas que passam perto da Terra usando tanto em terra e telescópios espaciais.

A Near-Earth Object Programa de Observações, comumente chamados de "Spaceguard", descobre esses objetos, caracteriza um subconjunto deles, e parcelas de suas órbitas para determinar se algum poderia ser potencialmente perigosos para o nosso planeta. Laboratório de Propulsão a Jato da NASA gere a Near-Earth Object para Escritório do Programa de Missões Científicas da NASA em Washington Direcção. JPL é uma divisão do Instituto de Tecnologia da Califórnia em Pasadena.

Mais informações sobre asteróides e objetos próximos da Terra está em: http://www.jpl.nasa.gov/asteroidwatch . 

Mais informações sobre a pesquisa de radar asteróide está em: http://echo.jpl.nasa.gov/ . 

Mais informações sobre a Rede de Espaço Profundo está em: http://deepspace.jpl.nasa.gov/dsn . FONTE NASA" 

ref:  http://gillogg.blogspot.com/2011/10/asteroide-2005-yu55.html