Páginas

Bilhões e Bilhões

Bilhões e Bilhões
Reflexões sobre vida e morte na virada do milênio




O engraçado é que comecei a ler Carl Sagan à partir do o último livro dele, que foi publicado depois de sua morte pela escritora Ann Druyan, sua mulher e colaboradora. Descobri que é uma excelente oportunidade para os estudantes terem um primeiro contato com este cientista ícone da astronomia, já que a linguagem é acessível e o livro é muito gostoso de se ler. Para os que gostam de mais detalhes sobre assuntos relacionados diretamente com a física, os primeiros capítulos são satisfatório, mencionando de forma clara e inelegível assuntos como ondas sonoras e luminosas e curiosidades sobre o pensamento científico.

São 19 artigos de temas variados: o direito de decisão da mulher em relação ao aborto, o papel da ciência e da tecnologia na discussão dos problemas ambientais, a possibilidade de haver vida em Marte, o aquecimento global...

Carl Sagan fala também sobre sua impressionante luta contra a doença que acabou por vencê-lo. Vida e morte são, enfim, o tema desse livro, trabalho de um pensador que acreditava na capacidade do homem de tornar o mundo melhor e que tinha, portanto, um profundo comprometimento com a felicidade e com o progresso consciente da humanidade.

O livro pode ser emprestado na biblioteca da Ufla, mas se você não é aluno, não se acanhe... lá é um ambiente bem, agradável!
Aposto que depois desse livro, você vai perder o medo da matemática e vai mudar sua postura perante a ciência.

Portal para os sites de Carl Sagan: carlsagan.com