O Cometa NEOWISE poderá ser observado em Lavras e Região, do 23 de Julho até 3 de Agosto de 2020
Os professores Karen Luz Burgoa Rosso e José Nogales, coordenadores do projeto “ A magia da física e do universo” e da “Festa das estrelas” do Departamento de Física da UFLA, comentam como observar o cometa NEOWISE.
Quando o conhecimento venceu o medo
“Nascemos no mistério que nos assombra, no mínimo, desde que nos tornamos humanos acordamos neste pequeno mundo coberto por estrelas. Sem explicar de onde viemos, quem somos, como nosso universo se formou. Precisamos descobrir tudo sozinhos”
“Neil de Grase Tyson” Ep. 3 da Serie Cosmos, Uma odisséia do espaço da segunda temporada
Observação
O cometa NEOWISE está chegando para ser observado no hemisfério Sul, a partir desta quinta feira em Lavras e Região.
Dependendo das condições atmosféricas e da dinâmica do próprio cometa, dado que sua luminosidade depende do material instável pelo qual é composto, talvez possa ser observado a olho nu. A recomendação é o uso de binóculos para uma boa observação. Claro que o uso de telescópios ofereceram um maior detalhe do cometa mas o tempo na lente do telescópio será muito pequeno dada a velocidade com que se move o cometa.
Na arte feita com o Stellarium destaca-se os horários e a direção para a observação do cometa. O horário para ficar atento é logo na hora do pôr do sol e pode ser observado até que o cometa se põe no horizonte de Lavras. A direção de observação do cometa é o noroeste, isto é do norte indo para o sul, o pôr do sol. Notem que a trajetória do cometa é de maneira que mergulha no horizonte, contrário ao mergulho da constelação da Ema da cultura Tupi-Guarani, que acontece horas mais tarde. Aproveite este momento para praticar sua observação. As estrelas Spica (na constelação de Virgem), Arcturus (em Boötes) e Regulus (em Leão) marcam a região a ser observada e são boas referências para encontrar a direção onde o cometa NEOWISE pode ser encontrado durante os próximos dias. Para localizar as estrelas, uma forma prática é usar o Stellarium que é gratuito para computadores ou então usar um aplicativo gratuito para celulares. Estes horários e a direção de observação também podem ser tomados como referência para a Lavras e regiões; tais como, Carmo da Cachoeira, Perdões, Nepomuceno, Ribeirão Vermelho, Ijaci, Itumirim, luminárias, Carrancas, Itutinga e Ingaí.
Descoberta
O recém-descoberto cometa C/ 2020 F3 também é conhecido como NEOWISE e foi descoberto no 27 de Março de 2020 com o satélite WISE da NASA. NEOWISE é o terceiro cometa descoberto na segunda quinzena de Março. Em 3 de Julho NEOWISE estava mais próximo do Sol, com 43 milhões de quilômetros. Nesse dia, o cometa navegou dentro da órbita de Mercúrio e, devido à sua proximidade com o sol, sua camada externa foi liberada criando uma atmosfera - conhecida como coma - de gás e poeira da sua superfície gelada.
Animação da órbita do C/2020 F3 em torno do Sol
Historias Cometa-Terra
O cometa fez sua aproximação ao planeta Terra a uma distância mínima de 103 milhões de quilômetros, ao atravessar a órbita externa da Terra, no dia 22 de julho de 2020. O cometa, de órbita elíptica e período aproximado de 6.800 anos, completa uma volta em torno do nosso planeta e a última vez que encontrou com a humanidade era a época da revolução da escrita, que começou em 4000 a.C aproximadamente. Agora o cometa nos visita em um momento de luta pela vida e usando a escrita intensamente.
No seguinte link é um vídeo de como foi observado o cometa NEOWISE desde a estação espacial ISS https://www.youtube.com/watch?v=Yh1_wHdUx3Y
Propriedades materiais do cometa que podem te surpreender
A palavra cometa vem da palavra latina "Cometa", que significa "cabelos compridos”.
As porções sólidas de cometas consistem principalmente de água, gelo e partículas de poeira, incorporadas, que ficam inativas quando estão longe do sol. Quando próximas ao sol, as superfícies geladas dos cometas vaporizam e jogam grandes quantidades de gás e poeira, formando uma enorme atmosfera e caudas, que podem variar em largura de alguns quilometros a dezenas de quilômetros. A cabeça brilhante pode ser maior que um planeta. A luminosidade com que se observa o cometa depende desta dinâmica de calor e vaporização.
Segundo a NASA, embora existam milhões de cometas orbitando o sol, existem mais de 3.650 cometas reconhecidos. Alguns cometas previsíveis são os cometas de curto período que levam menos de 200 anos para orbitar em torno do sol. Estes podem ser encontrados no cinturão de Kuiper, onde muitos cometas orbitam o sol do reino de Plutão. Entre os cometas de curto período o mais famoso é o Cometa de Halley, que reaparece a cada 76 anos e a próxima visita dele será em 2062. Outros cometas de largo período podem ser encontrados na nuvem de Oort, que se encontram cerca de 100.000 UA do sol (UA Unidade Astronômica é a distância entre a Terra e o Sol e é aproximadamente de 150 milhões de km) .
Os astrônomos procuram nos cometas pistas importantes sobre a formação do sistema solar e é possível que os cometas tenham trazido água e outros compostos orgânicos para a Terra.