Páginas

Chuva de Meteoros Oriónidas


 http://thoth3126.com.br/wp-content/uploads/2014/10/orionids_meteor-shower-mapa.jpg

As oriónidas são uma chuva de meteoros de actividade moderada. Sua actividade estende-se entre 4 de outubro e 14 de novembro. O máximo de actividade tem lugar a 21 de outubro, ocasião em que a pode chegar a 10 meteoros por hora.


Possui meteoros de velocidade alta cujo radiante localiza-se na constelação de Orion.

O corpo progenitor das oriónidas é o cometa 1P/Halley, um dos cometas mais conhecidos, cuja última passagem teve lugar em 1986. Este cometa periódico dá lugar a outra chuva de meteoros de actividade moderada, denominada Eta Aquáridas, que ocorre em cada ano no mês de Maio.

O Dia do Pico da Orionídeos é no dia 21 de outubro (Madrugada de Sábado), e neste ano de 2017 acontece em um Final de Semana e com a Lua em Fase Nova, o que favorece totalmente a observação dos rápidos meteoros do cometa Halley no Dia do Pico.

Aumentando a Taxa Horária deste final de semana temos mais três Chuvas de Meteoros de atividade baixa nas constelações próximas da constelação de Órion. São as Chuvas Táuridas do Norte e do Sul na constelação de Touro e Epsilon-Geminídeas, na constelação de Gêmeos. Mas, estas chuvas de meteoros não ultrapassam a taxa de 5 meteoros/hora.

A constelação de Órion é uma das mais fáceis de se localizar no céu, visível a leste nesta época do ano no início da madrugada em todo o Brasil.Na constelação de Orion estão as populares estrelas 3 Marias (Alnitak, Alnilan e Mintaka), o famoso cinturão do grande caçador.

Estes detritos deixados pelo cometa Halley entram na atmosfera a 66 km/s ou 237.600 km/h (são uns dos mais rápidos no céu !).