Páginas

Chuva de Meteoros Delta-Aquarídeos




Entre os 28 para 30 de julho teremos o máximo da chuva de Meteoros Delta-Aquarídeos Austrais.  Não espere uma chuva de meteoros intensa, essas são consideradas chuvas moderadas e fracas.

Astrônomos indicam que esta chuva de meteoros se observam porque a Terra está passando pelo rastro de detritos deixados, pelo cometa 96P/Machholz, descoberto pelo astrônomo amador Don Machholz, em 1986.

A chuva de meteoros, popularmente conhecida por "estrelas cadentes", resulta da combustão das partículas deixadas pelo cometa quando atingem a atmosfera terrestre, o que permite ver no céu noturno a sua trajetória iluminada, durante alguns instantes.

Como observar

Para observar a chuva de meteoros você não vai precisar de telescópio. Procure por um local escuro, longe da cidade (mesmo dentro da poluição luminosa de uma cidade é possível ver alguns meteoros, mas apenas os mais luminosos). O melhor horário é a partir das 21h  FIQUE VOLTADO PARA O LESTE na constelação de aquário na direção  do por do sol, a lua poderá atrapalhar a visão do meteoritos menos luminosos, as 5hrs. aproximadamente a lua ficara no horizonte e  dará observar para um poco melhor  os meteoritos  ate a saída do sol.

Fique no escuro, não ofusque sua visão olhando para o celular, notebook, lanterna ou qualquer fonte de luz. Nossos olhos precisam de pelo menos vinte minutos para que as pupilas se adaptem à escuridão.

Boa observação!