Páginas

O prêmio Nobel de Física de 2011: pela descoberta da expansão acelerada do universo



O prêmio Nobel de Física de 2011 foi concedido aos americanos Saul Perlmutter e Adam Riess e ao australiano-americano Brian Schmidt, pela descoberta da expansão acelerada do universo. Eles estudaram centenas de explosões de estrelas, chamadas supernovas, e descobriram que o universo se expande aceleradamente.


A observação de que o universo está em expansão, feita pelo astrônomo norte-americano Edwin Hubble e Lêmaitre , em 1929, é considerada um dos principais marcos da história do pensamento humano, que é explicado pela teoria da relatividade geral de Albert Einstein . 

Para medir essa aceleração  precisava-se medir o afastamento de galáxias muito mais distantes e, portanto, mais afastadas no tempo. Isso foi obtido por meio da observação, nessas galáxias, da ocorrência de supernovas , explosão altamente luminosa de estrelas bastante massivas no estágio final de sua evolução. O resultado dessa medida foi altamente surpreendente e primeiramente divulgado em 1998: o universo está se acelerando e não desacelerando!

Eles trabalharam em duas equipes de pesquisa separadas durante a década de 1990 --Perlmutter em uma e Schmidt e Riess em outra e criaram um mapa da expansão universal ao analisar um tipo particular de supernovas.

Contudo, a descoberta de que tal expansão está se acelerando é perturbadora, nos perguntamos aonde vai nosso universo?

Mais informação nos seguintes links 
clique aqui:  cosmologia.pdf 
Nobel prize
veja a seguinte palestra  AQUI