Páginas

A maior imagem já feita do universo



A terça-feira 11 de janeiro de 2011, no 217º encontro da Sociedade Americana de Astronomia "American Astronomical Society", foi divulgada a maior imagem já feita do Universo.

A imagem tem mais de um trilhão de pixels, o que significa que seriam necessárias 500 mil TVs Full HD, colocadas uma ao lado da outra, para visualizá-la na sua resolução máxima.
O retrato do universo levou uma década para ser montado. E está longe de ser definitivo: o anúncio faz parte da oitava divulgação de dados do Sloan Digital Sky Survey (SDSS), sendo apenas a primeira da fase três do projeto.
Os dados agora liberados ao público contêm imagens dados de mais de 800 mil galáxias, 100 mil quasares e 500 mil estrelas para análise científica.
"Um dos objetivos é entender por que a expansão do universo está acelerando - é o maior enigma da cosmologia de hoje, porque toda a nossa experiência é que as coisas caem em direção ao outro", disse David Weinberg, um astrónomo da Universidade de Ohio. "Mas, na escala do universo, a gravidade parece estar empurrando as coisas separadas.
Os dados do SDSS e imagens foram divulgadas a terça feria passada em uma reunião da American Astronomical Society, em Seattle. A câmera que fotografo imagens de 138 megapixels utilizada para compor a última imagem que está sendo reformada, destinado a se tornar parte da coleção permanente do Smithsonian em Washington DC - um reconhecimento da sua contribuição única para a astronomia.